segunda-feira, 18 de abril de 2016

“DESENVOLVEI A VOSSA SALVAÇÃO” UMA IDEIA DE SANTIFICAÇÃO


O Apóstolo Paulo fala sobre um certo “desenvolvimento” da salvação em sua carta aos Filipenses: “Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor” (Fl 2.12, ARA, grifo nosso). Mas, o que ele quis dizer com isso?

Certamente não significa que a salvação deve ser construída por nosso esforço ou nossas obras. A Bíblia deixa claro que a salvação é unicamente pela graça por meio da fé (Ef 2.8-9). Outras traduções mais modernas deixam nítido esse objetivo: “Assim, meus amados, como sempre vocês obedeceram, não apenas em minha presença, porém muito mais agora na minha ausência, ponham em ação a salvação de vocês com temor e tremor” (Fl 2.12, NVI, grifo nosso).

Após a salvação não devemos nos embrenhar no pecado ou viver uma vida dissoluta qualquer. É necessário, de alguma forma, “continuar a ser salvo” ou “desenvolver esta salvação”. Essa perspectiva de desenvolvimento está ligada ao que chamamos de santificação. Santificação que pode ser compreendida de duas maneiras básicas: como uma separação exclusiva para Deus ou um aperfeiçoamento inerente de algo a caminho da perfeição. O primeiro sentido já foi alcançado pelos crentes restando o segundo sentido para ser trilhado. Assim, temos como “desenvolvimento da salvação”, um processo gradual de nos conformar cada vez mais à imagem de Cristo e isso de modo prático, de mudança de vida, de caráter mesmo. Tanto é que em seguida o apóstolo nos relata uma orientação prática para o viver: “Fazei tudo sem murmurações, nem contendas [...]” (Fl 2.14). O objetivo desse “desenvolvimento” é para que a igreja seja como luz em meio às trevas. Como luzeiros resplandecendo a luz de Cristo. É para que sejamos “filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta [...]. (Fl 2.15).

Finalmente, o que queremos focar no texto é essa necessidade de santificação contínua em nossas vidas até alcançarmos a estatura de varão perfeito. Nessa perspectiva é muito interessante o que o apóstolo Tiago nos instrui: “Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta.” (Tg 2.17).

Que o Senhor continue nos abençoando para crescermos dia a dia em santidade. Que nossas vidas BRILHEM reluzindo a graça de Deus.


Tem misericórdia da tua igreja oh Deus!!!

Fonte: http://teologiacritica.blogspot.com.br/2015/02/desenvolvei-vossa-salvacao-uma-ideia-de.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados, sintam-se a vontade para postar seus comentários.