terça-feira, 27 de agosto de 2013

TESTE SEUS CONHECIMENTOS TEOLÓGICOS

 
 
SETEBAN-RO
Seminário Teológico Batista Nacional de Rondônia


“Procure apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar
e que maneja corretamente a palavra da verdade”. 2 Tm 2.15.




PROVÃO SETEBAN - 2013
POLO PORTO VELHO



ALUNO: ________________________________________________________________________________

DISCIPLINAS QUE REALIZARÁ:
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INTRUÇÕES GERAIS:

1)    Este CADERNO DE QUESTÕES contém 100 questões numeradas de 1 a 100. Confira se seu caderno de questões contém essa quantidade de questões e numeradas corretamente.
2)    Não deixe de preencher seus dados no CARTÃO-RESPOSTA.
3)    Para cada uma das questões objetivas, são apresentadas 5 opções identificadas com as letras a, b, c, d, e. Apenas uma responde corretamente à questão.
4)    No CARTÃO-RESPOSTA, preencha todo o espaço compreendido no retângulo correspondente à opção escolhida para a resposta. A marcação em mais de uma opção anula a questão, mesmo que uma das respostas esteja correta.
5)    O tempo disponível para toda a prova é de quatro horas. (das 14:00 às 18:00).
6)    NÃO SERÁ PERMITIDO:
·         Se comunicar, durante a prova, com outro participante.
·         Consultar qualquer fonte impressa ou digital quer sejam anotações, livros, bíblias, etc.









Porto Velho, 24 de agosto de 2013.





DISCIPLINA: BIBLIOLOGIA
QUESTÕES 1-10
1. “Deus nos deu uma revelação objetiva, válida e racional acerca de si mesmo por meio da natureza, da história e da personalidade humana. Ela é acessível a todas as pessoas que queiram observá-la”[1]. A frase acima se refere a

a) Revelação Especial.
b) Revelação Geral.
c) Inspiração.
d) Iluminação.
e) Revelação Proposicional.
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2. Por que a revelação especial era necessária?

a) Porque os homens tinham curiosidade a respeito de Deus.
b) Porque Deus não quis mais se comunicar com a raça humana diretamente e, após a queda, essa comunicação passou a ser mais formal.
c) Porque os homens precisavam ampliar seus conhecimentos.
d) Porque a raça humana havia perdido o relacionamento que tinha com Deus.
e) Porque a raça humana clamou pela misericórdia de Deus e Deus os escutou.
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3. A revelação geral:

a) Pode salvar o pecador, pois está escrito: “Pois os seus atributos invisíveis, o seu eterno poder e divindade, são claramente vistos desde a criação do mundo, sendo percebidos mediante as coisas criadas(...). Rm 1.20.
 b) Não pode salvar o pecador, pois é necessário que ele tenha contato com a revelação especial.
c) É proposicional.
d) É inconfundível, nada pode impedir as pessoas de reconhecerem e interpretarem corretamente as obras das mãos do criador.
e) pode levar a um conhecimento genuíno de Deus baseando-se apenas na razão.
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4. Deus se revela por meio de uma revelação em forma antrópica. O que isso significa?

a) Ele se revela com antropomorfismos.
b) Antrópica vem a ser o contrário de Entropica, ou seja, isso indica que a revelação tende a ser cada vez mais organizada.
c) A revelação vem em língua portuguesa.
d) Antrópica vem de Em-tropos, portanto indica que a revelação vem de parte em parte, aos poucos.
e) A revelação vem em linguagem humana e em categorias humanas de pensamento e ação. 
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5. Completando a frase abaixo adequadamente, temos qual alternativa como resposta?
“A revelação especial é tanto _________como____________: Deus se revela, dizendo-nos algo a respeito de si.”

a) pessoal, proposicional. 
b) intencional, proposicional.
c) pessoal, espiritual.
d) completa, incompleta.
e) para grego, para romano.
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6. A revelação é progressiva. O que isso significa teologicamente?

a) A revelação passa por um desenvolvimento evolutivo gradual.
b) A revelação posterior desenvolve-se a partir da ideia anterior.
c) A revelação passa por um estágio de aperfeiçoamento ao longo do tempo.
d) Ele é otimista.
e) A revelação é positivista.
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7. A ortodoxia afirma que a Bíblia

a) se torna a Palavra de Deus.
b) contém a Palavra de Deus.
c) é a Palavra de Deus.     
d) é um livro comum.
e) é um livro eivado de erros.
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8. “Porque a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo.” 2 Pe 1.21. O versículo citado trata de que tema da bibliologia?

a) Iluminação.
b) Revelação.
c) Preservação.
d) Inspiração.    
e) Canonicidade.
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9. Quais foram as duas principais línguas originais dos textos bíblicos.

a) Português e Inglês.
b) Grego e Alemão.
c) Hebraico e Hieróglifo.
d) Hebraico e Grego.            
e) Grego e Latim.
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10. Quantos livros tem a Bíblia ao todo?

a) 27.
b) 29.
c) 37.
d) 39.              
e) 66.
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DISCIPLINA: TEOL. PROPRIAMENTE DITA
QUESTÕES 11-20
11. “’Sou eu apenas um Deus de perto’, pergunta o Senhor, ‘e não também um Deus de longe?’” Jeremias 23.23. O versículo mostra

a) A imanência e transcendência de Deus.
b) A onisciência e o cuidado de Deus.
c) O amor e conveniência de Deus.
d) A ira e o isolamento de Deus.
e) A paz e a indiferença de Deus.
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12. Quem é Deus?

a) Deus é Espírito pessoal, perfeitamente bom que em santo amor, cria, sustenta e governa a tudo. 
b) Deus é como um avô. Um velho cavalheiro indulgente.
c) Deus é um tipo de oficial de polícia pronto a pegar e punir criminosos.
d) Deus é toda natureza e toda natureza é a manifestação de Deus.
e) “Deus” é o ópio do povo.
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13. Uma determinada pessoa religiosa que não acredita em certa doutrina usou os seguintes argumentos para refutar esse ensino:

I.          É falta de lógica afirmar que um é três e três é um.
II.         Sabemos que Deus Pai é divino, isso é indiscutível, mas Jesus Cristo e o Espírito Santo não são.
III.        Há uma subordinação clara entre essas três pessoas na Bíblia. O Filho é subordinado ao Pai e o Espírito Santo é subordinado ao Pai e ao Filho (Jo 14.28; 15.26). Então, é ilógico dizer que os três são iguais e são o mesmo Deus.

Que doutrina está em questão?

a) Kenosis.
b) Nascimento virginal de Cristo.
c) Trindade.   
d) Supremacia do Pai.
e) Divindade de Cristo.
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14. NÃO é um argumento em favor da existência de Deus

a) Argumento Teleológico.
b) Argumento Morfológico. 
c) Argumento Cosmológico.
d) Argumento Antropológico.
e) Argumento Doutrinário.
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15. O Argumento Teleológico afirma basicamente que

a) Todo efeito tem uma causa. Há uma causa não causada, essa causa é Deus.
b) O ser “além do qual nada maior pode ser concebido” por definição deve ter existência, pois caso contrário não seria o ser “além do qual nada maior pode ser concebido”. Portanto, Deus existe por natureza.
c) Para leis objetivas deve haver justiça. Para uma justiça plena deve haver um Juiz. Para esse Juiz julgar retamente ele deve ser onisciente. Esse Juiz é Deus.
d) Há marcas de propósito no universo. Todo projeto tem um projetista inteligente. Esse projetista do universo é Deus.     
e) A Bíblia é infalível. Ela é nosso pressuposto. Ela garante que Deus existe.
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16. Marque a alternativa que, segundo o autor, NÃO é uma implicação da transcendência.

a) Deus nunca pode ser completamente determinado pelos conceitos humanos.
b) Sempre haverá uma diferença entre Deus e os seres humanos.
c) A reverência é adequada em nosso relacionamento com Deus.
d) Nossa salvação não é conquista nossa. Não somos capazes de nos elevar ao nível de Deus, preenchendo os padrões dele para nós.
e) Não existe algo mais elevado que os seres humanos.      
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17. NÃO é um atributo de Deus.

a) Espiritualidade.
b) Personalidade.
c) Objetividade.   
d) Infinitude.
e) Constância.
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18. “Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos”    (Is 6.1-4). A palavra hebraica para “santo” (qadosh) significa

a) Puro.
b) Perfeito.
c) Separado para uso comum.
d) Marcado ou removido do uso comum.  
e) Marcado para purificação.
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19. “Trindade: tente explicá-la, e perderá a cabeça; Mas tente negá-la, e perderá a alma”. Sobre a frase podemos concluir corretamente que

a) A Trindade é uma doutrina irracional, pois 1+1+1 nunca é igual a 1.
b) Não se pode explicar a ninguém a doutrina.  
c) A doutrina é de difícil entendimento, mas verdadeira e importante.   
d) A doutrina da Trindade é contraditória, pois está escrito “Ouve, ó Israel! O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor” Dt 6.4
e) A doutrina da Trindade não é verdadeira, é uma invenção humana e a palavra “Trindade” nem mesmo existe na Bíblia.
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20. Completando adequadamente os espaços, marque a alternativa correta.

“Tudo o que existe agora começou _________________que o trouxe à existência –_____________________________________existia independentemente_____________________”

a) com Thor; nada; dele.
b) com o Big Bang; anteriormente toda energia do universo; dessa explosão.
c) no homem; nunca pode se encontrar algo que; da sua ação.
d) no spontaneous generation (Geração espontânea); anteriormente tudo; de qualquer força fora da matéria.
e) com um ato de Deus; ele não moldou nem adaptou nada que; dele.        
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DISCIPLINA: ANGELOLOGIA
QUESTÕES 21-30
21. Millard Erickson entente anjo como sendo...

a) espíritos que já alcançaram a perfeição passível de ser alcançada pelas criaturas.
b) crianças que morreram.
c) espíritos de pessoas mortas.
d) seres espirituais eternos que coexistem com Deus.
e) aqueles seres espirituais que Deus criou acima da humanidade.
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22. As palavras hebraicas e gregas correspondentes a anjo, são, respectivamente

a) bem’ak e angelicus.
b) tal’lak e orion.
c) kal’ak e anion.
d) mal’ak e angelos. 
e) te’lak e aeon.
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23. Infere-se que os anjos:

a) Sempre existiram.
b) Foram criados por Deus.
c) Foram criados espontaneamente.
d) Surgiram por acaso.
e) Surgiram a partir da humanidade.
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24. Infere-se que os anjos:

a) São seres materiais.
b) São seres ora materiais, ora imateriais.
c) São seres que não se pode determinar natureza.
d) São seres imateriais espirituais.     
e) São seres feitos de energia cósmica.
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25. A Bíblia usa algumas unidades de medida bastante estranhas como “miríadas” (Dt 33.2), “vinte mil, milhares de milhares” (Sl 68.17), “doze legiões” (Mt 26.53) e “Milhares de milhares e milhões de milhões” (Ap 5.11). Essas contagens referem-se a

a) seres humanos.
b) estrelas.
c) anjos.   
d) animais.
e) grãos de areia.
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26. NÂO é uma atividade dos anjos

a) louvar e glorificar continuamente a Deus.
b) revelar e comunicar a mensagem de Deus para os homens.
c) ministrar aos crentes.
d) executar julgamento sobre os inimigos de Deus.
e) ser guardador designado para uma pessoa individualmente, ou seja, ser anjo da guarda.  
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27. Uma vez um cético disse: “A ideia da existência de um Diabo é uma invenção atual, no próprio Antigo Testamento não encontramos a palavra Diabo”. Como poderíamos responder biblicamente a este cético?

a) Você tem razão, o Diabo não existe mesmo.
b) Não ter a palavra Diabo no Antigo Testamento não prova que ele não existe. Aliás, não seria nem mesmo possível essa palavra existir no Antigo Testamento, pois ela é uma palavra de origem grega diabolos. 
c) Realmente o Diabo não existe, o que existe é Satanás. Diabo foi a deturpação da tradução de Satanás para o grego.
d) De fato a existência do Diabo em nossa realidade é moderna. Antes ele estava aprisionado e permaneceu assim por mil anos.
e) Realmente o Diabo não existe. Esse nome apenas personifica o mal e as dificuldades que encontramos na vida.
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28. Segundo o autor, demônios são

a) Súditos de Satanás.  
b) Os problemas que enfrentamos no dia a dia.
c) A raça “humana” pré-adâmica desencarnada.
d) Pessoas malignas que agem no mundo.
e) A manifestação onipresente de um único Diabo.
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29. Sobre as possessões demoníacas, podemos afirmar corretamente que

a) elas não existem.
b) todo ataque histérico é uma possessão demoníaca.
c) todas as doenças são causadas por possessão demoníaca.
d) a expressão técnica para possessão demoníaca é “ter um demônio” ou “estar endemoninhado”.
e) para expulsar demônio deve-se utilizar palavras chave tais como “tá amarrado”, “dá seu grito de derrota”.
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30. Um engano muito comum entre os cristãos é

a) pensar que crente não pode ser possuído pelo inimigo.
b) pensar que se pode expulsar demônio sem um preparo anterior envolvendo jejum, oração e sacrifício.
c) pensar que a expulsão do demônio pode trazer cura física ao oprimido.
d) pensar que esta é a principal manifestação das forças malignas.   
e) pensar que existem graus de gravidade em possessões demoníacas.
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DISCIPLINA: ANTROPOLOGIA
QUESTÕES 31-40
31. A perspectiva cristã da humanidade endossa que

a) somos como máquinas.
b) somos como animais.
c) somos criaturas de Deus.        
d) somos como peões do universo.
e) somos como anjos.
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32. O relato bíblico completo da criação é encontrado no livro

a) de Josué.
b) de Mateus.
c) de Judas.
d) de Gênesis.
e) de Apocalipse.
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33. Analise as sentenças abaixo:

I – O fato de os homens terem sido criados significa que eles não tem existência independente;
II – Há um vinculo comum entre todos os seres humanos;
III – A humanidade não ocupa um lugar singular na criação.

São verdadeiras:

a) as sentenças II e III.
b) a sentença II apenas.
c) a sentença I apenas.
d) as sentenças I e II.   
e) todas as sentenças.
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34. A proposta do autor, sobre a concepção básica da constituição humana denominada “unidade condicional” afirma

a) nossa constituição é exclusivamente espiritual.
b) nossa constituição é apenas física.
c) nossa constituição é espiritual e física, mas ambas são independentes.
d) nossa constituição é espiritual, física e psicológica, mas todas independentes umas das outras.
e) nossa constituição é espiritual, física e psicológica, mas todas dependentes umas das outras.   
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35. Antropologia é conhecida como a doutrina

a) do pecado.
b) dos anjos.
c) do homem.
d) de Deus.
e) do Espírito Santo.
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36. O tricotomismo afirma que

a) o homem acredita na Trindade.
b) o homem é composto por dois elementos.
c) o homem é composto por uma partícula denominada triconossomus.
d) o homem exerce três vezes mais altruísmo do que qualquer outro ser vivo.
e) o homem é composto por três elementos.
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37. São concepções corretas da Imagem e Semelhança de Deus no homem as sentenças:

I – A imagem de Deus no homem se perdeu devido ao pecado.
II – A imagem de Deus no homem não é uma característica física.
III – A imagem de Deus é universal em toda a raça humana.

a) I apenas. 
b) II apenas.
c) III apenas.
d) II e III.              
e) I, II e III.
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38. Deus fez Adão à imagem de Deus, e Adão, por sua vez, teve uma descendência à sua própria imagem. Se A = B e B = C, então A = C. Isso significa que

a) A imagem de Deus continua nos descendentes de Adão.
b) Adão era igual ao seu filho.
c) Adão era igual a Deus.
d) A imagem de Adão e do seu filho era simétrica.
e) A imagem de Deus permaneceu somente até a 3ª geração.
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39. Provérbios 12.10 diz: “O justo cuida bem dos seus rebanhos”. Isso ensina ao homem que ele deve

a) ter muitos animais.
b) tratar bem os animais.
c) saber que o injusto cuida mal dos seus rebanhos.
d) ser rico e próspero.    
e) contratar um veterinário.
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40. Segundo a Bíblia, o homem foi criado pela vontade divina essencialmente para

a) viver e ser feliz.
b) glória de Deus. 
c) ter uma família.
d) reproduzir.
e) fazer-se conhecido na terra.
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DISCIPLINA: HAMARTIOLOGIA
 QUESTÕES 41-50

41. Completando adequadamente a frase abaixo, conforme a ideia de Millard Erickson, temos a seguinte sequência de palavras:

“Pecado é qualquer falta de conformidade, ativa ou passiva, com __________________. Isso pode ser uma questão de ato, de pensamento ou de disposição.”

a) a legislação nacional vigente.
b) a humanidade como um todo.
c) a vivência conforme ser racional.
d) a lei moral de Deus.    
e) com a própria mente.
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42. Qual a fonte do pecado?

a) Nossa natureza animal.
b) A própria natureza humana.  
c) A competitividade individualista.
d) Alienação existencial do fundamento de todo ser.
e) A ansiedade causada pela finitude humana.
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43. A morte física na concepção pelagiana afirma que

a) a humanidade foi criada mortal. O principio da morte e da decadência faz parte de toda criação.
b) a morte física entrou no mundo com a maldição pelo pecado de Adão e Eva.
c) o homem não possuía a capacidade inerente de viver eternamente, mas não precisava ter morrido.
d) o homem morre apenas fisicamente, pois seu espírito estará eternamente com o Senhor.
e) a morte é, em essência, viver a vida que não é proposta para se viver.
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44. A morte espiritual é

a) a alienação humana dos debates da sociedade.
b) não esta ligado a uma religião.
c) a separação da pessoa do seu próximo quando esta não mantém comunhão com aquele.
d) a separação da pessoa de Deus.     
e) simplesmente a desobediência.
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45. Das consequências do pecado apresentadas nas alternativas abaixo (segundo o autor), qual delas tem diretamente efeito sobre o relacionamento com outras pessoas.

a) Fuga da realidade.
b) Negação do pecado.
c) Incapacidade de amar.    
d) Auto-engano.
e) Inquietação.
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46. Quem peca?

a) As mulheres.
b) Os homens.
c) As crianças.
d) Todas as pessoas.
e) A maioria dos homens.


47. O que se entende por depravação total?

a) Significa simplesmente que os pecadores são incapazes de saírem de sua condição pecaminosa.
b) É a condição da pessoa ser totalmente insensível em questões de consciência, de certo e errado.
c) Significa que o pecador é tão pecador quanto possível.
d) Significa que o pecador se envolve em todas as formas de pecado possíveis.
e) É quando um homem atinge o ápice da maldade.


48. É um pensamento de Pelágio:

a) A alma é criada por Deus especialmente para cada pessoa, não é maculada por nenhuma suposta corrupção ou culpa.  
b) Recebemos de Adão uma natureza corrupta.
c) Existe uma ligação definida entre o pecado de Adão e todas as pessoas de todos os tempos.
d) A ligação do pecado de Adão conosco é uma liderança natural.
e) Nós nos tornamos responsáveis e culpados pelo pecado de Adão quando aceitamos ou aprovamos nossa natureza corrompida.


49. NÃO é uma perspectiva bíblica da natureza do pecado.

a) Pecado é rebelião e desobediência.
b) Pecado implica incapacidade espiritual.
c) Pecado é o comprimento incompleto dos padrões de Deus.
d) Pecado é desalojar Deus.
e) Pecado é ter definições erradas.   


50. Por que é difícil discutir sobre o pecado na atualidade? (segundo o autor).

a) Porque as pessoas não querem falar de religião.
b) Porque para muitos, trata-se de um conceito estranho, pois os homens tem perdido o sentimento de culpa.
c) Porque religiões ensinam que não existe pecado.
d) Porque não se prega mais incisivamente sobre o pecado e suas consequências nas igrejas.
e) Porque os cristãos tornaram-se: “crentes da auto-ajuda”. Preferem buscar orientações em livretos para vencerem as dificuldades do que assumirem seu pecado e culpa.
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DISCIPLINA: CRISTOLOGIA
QUESTÕES 51-60

51. Jesus Cristo é (em sentido máximo)

a) um sábio.
b) um profeta.
c) Deus. 
d) um bom homem.
e) um Espírito elevado.
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52. O ensino de um presbítero alexandrino chamado Ário tornou-se a primeira grande ameaça à concepção sustentada implicitamente pela igreja no que diz respeito à

a) imortalidade de Jesus.
b) natureza humana de Jesus.
c) bondade de Jesus.
d) divindade de Jesus.   
e) imutabilidade de Jesus.
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53. “Belo Salvador!
     Senhor das nações!
     Filho de Deus e Filho do Homem!
     Glória e honra,
     Louvor, adoração,
     Agora e para sempre sejam para Ti!”
     (Munster Gesangbuch, 1677)

No poema acima, a frase Filho de Deus e Filho do Homem faz referência

a) a dupla personalidade de Cristo.
b) as duas naturezas de Cristo. 
c) ao primeiro nascimento de Cristo (que foi criado por Deus) e ao segundo nascimento de Cristo (que foi concebido por João e Maria).
d) nomenclaturas diferentes que expressam a mesma coisa.
e) às duas pessoas que habitaram em Cristo.
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54. As opções que preenchem corretamente os espaços 1 e 2 no quadro abaixo são


Fonte: ERICKSON, Millard J. Introdução à Teologia Sistemática

a) 1- Jesus não era humano; 2- Jesus não era Deus.
b) 1- Jesus era duas pessoas distintas; 2- Jesus era humano.
c) 1- Jesus não era o Messias; 2- Jesus era humano.
d) 1- Jesus não era plenamente Deus; 2- Jesus não era humano.  
e) 1- Jesus era espírito; 2- Jesus não era humano.
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55. O termo Kenosis está relacionado com

a) a morte e ressurreição de Cristo.
b) a volta de Cristo.
c) a glória e exaltação de Cristo.
d) o nascimento virginal de Cristo.
e) o esvaziamento e humilhação de Cristo.  
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56. Sobre as teorias da expiação, assinale aquela que melhor se enquadra no ensino bíblico.

a) A teoria sociniana: a expiação como exemplo.
b) A teoria da influência moral: a expiação como demonstração do amor de Deus.
c) A teoria governamental: a expiação como demonstração da justiça divina.
d) A teoria da expiação substitutiva: a expiação em substituição ao pecador.  
e) A teoria do resgate: a expiação como vitória sobre as forças do pecado e do mal.
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57. A chamada exaltação de Cristo ocorreu quando

a) Ele subiu aos céus.    
b) Ele respondia sabiamente aos fariseus.
c) Ele nasceu.
d) Ele nasceu na eternidade.
e) Ele orou: “Pai, se possível afasta de mim este cálice”.
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58. Sobre o governo de Cristo, é correto afirmar que

a) Ele é exercido apenas na Igreja, pois Ele é o cabeça da Igreja.
b) Ele existiu quando Jesus estava vivo na terra.
c) Ele é real, atual e universal.     
d) Ele é apenas futuro.  
e) Ele não existe, quem governa é apenas o Pai.
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59. Qual alternativa NÃO pode ser citada como consequência do nascimento virginal de Cristo?

a) O nascimento virginal de Cristo é um lembrete de que nossa salvação é sobrenatural.
b) O nascimento virginal de Cristo é um lembrete de que a salvação é em tudo uma dádiva da graça.
c) O nascimento virginal é prova da singularidade de Jesus, o Salvador.
d) O nascimento virginal indica o poder e soberania de Deus sobre a natureza.
e) O nascimento virginal de Cristo indica a desconfiança de Deus na humanidade.
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60. Sobre a humanidade de Cristo, assinale a alternativa correta.

a) Jesus não era homem, tinha apenas um corpo humano.
b) Jesus não possuía uma psique humana.
c) Jesus era plenamente homem.   
d) Jesus tinha apenas a aparência de homem.
e) Jesus não tinha desejos humanos.
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DISCIPLINA: PNEUMATOLOGIA
QUESTÕES 61-70

61. Assinale a alternativa correta.

a) O Espírito Santo é do gênero feminino. A palavra grega pneuma pode ser usada no gênero feminino. A palavra shekinah (Glória, Espírito) é feminina.
b) É uma contradição dizer que o Espírito Santo é uma pessoa e alguém ser cheio dele.
c) Devemos orar constantemente “não retires de nós o teu Espírito ó Deus” para que o Espírito Santo não saia de nós.
d) É uma contradição dizer que o Espírito Santo é uma pessoa e afirmar que Ele será derramado sobre toda carne, pois uma pessoa não pode ser derramada.
e) Aquele que não tem o Espírito de Deus não é filho de Deus.   
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62. Um erro clássico encontrado na King James e em outras traduções inglesas antigas da Bíblia é traduzir a palavra Espírito Santo por

a) Holy Ghost (Fantasma Santo).  
b) Holy Blow  (Sopro Santo).
c) Holy God (Deus Santo).
d) Holy Spirit (Espírito Santo).
e) Holy Wind (Vento Santo).
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63. Comparando o Pai, o Filho e o Espírito Santo, podemos afirmar com toda certeza que

a) O Espírito Santo é menor do que o Pai.
b) O Espírito Santo é maior do que o Filho, pois é ele quem salva.
c) Na Trindade não existe maior nem menor, todos são da mesma substância.  
d) O Espírito Santo é menor do que o Filho, pois foi o Filho quem morreu.
e) O Espírito Santo é maior do que o Pai, pois Ele é o Espírito do Pai.
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64. O Espírito Santo é

a) uma força.
b) uma energia cósmica.
c) um vento.
d) mais um nome para Deus.
e) Deus.   
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65. Sobre os dons do Espírito Santo é ERRADO afirmar que

a) os dons são concedidos para o corpo (a igreja). Eles são para edificação de todo o corpo, não meramente para o prazer individual.
b) eles são totalmente sobrenaturais.     
c) nunca acontece de um dos dons ser concedido a todas as pessoas.
d) embora não sejam igualmente notáveis, todos os dons são importantes.
e) O Espírito Santo distribui vários dons a quem lhe apraz.
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66. A glossolalia está relacionada ao dom de:

a) Pregar.
b) Curar.
c) Falar em línguas.   
d) Fé.
e) Ensino.
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67. Complete adequadamente a frase: “O Espírito Santo é o ponto em que a Trindade                     torna-se________para o que crê”.

a) física.  
b) pessoal.  
c) capaz. 
d) real.
e) material.
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68. Na continuidade da vida cristã podemos afirmar que NÃO é uma função primordial do Espírito Santo:

a) Dar poder ao cristão.
b) Habitar no cristão.
c) Ensinar o cristão.
d) Julgar o cristão.   
e) Interceder pelo cristão.
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69. O que é ser cheio do Espírito Santo?

a) Ter mais de nossa vida possuída por Ele.    
b) Viver a experiência de ter todo o corpo como “em chamas” num momento de adoração.
c) Falar em línguas.
d) Obter uma fatia maior do Espírito Santo.
e) Alcançar vários dons espirituais.
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70. Podemos encontrar na Bíblia as famosas “listas” dos dons do Espírito nos livros:

a) Mateus, Marcos, Lucas e João.
b) Atos, Romanos, 1 Coríntios e Gálatas.
c) Romanos, 1 Coríntios, Efésios e 1 Pedro.  
d) Gálatas, Efésios, Filipenses e Colossenses.
e) 1 Coríntios, Efésios, 3 João e Apocalipse.
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DISCIPLINA: SOTERIOLOGIA
QUESTÕES 71-80
71. A salvação consiste em

a) libertação de demônios, cura, paz, prosperidade, vitória, alegria, amor, satisfação, bem estar e prazer indizível.
b) ajustar o homem com as outras pessoas, pois existe uma falta de harmonia na sociedade como um todo.
c) livramento da opressão e exploração das classes fracas pelas poderosas.
d) libertação mental de prisões idealistas e filosóficas.
e) restaurar o relacionamento rompido entre Deus e o homem.
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72. Qual o meio da salvação?

a) fé.     
b) moral.
c) obras. 
d) ritos.
e) sacramentos.
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73. As principais ideias do calvinismo são representadas pela sigla em inglês TULIP, três destas ideias são:

a) Total depravação, Luta contra o pecado e Perdão eterno.
b) Perseverança, graça irresistível e expiação limitada.  
c) Incapacidade humana, perdão divino e graça resistível.
d) Livre arbítrio, expiação universal e previsão.
e) Predestinação, salvação universal e paz.
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74. Na conversão temos duas ideias básicas e indissolúveis que são:

a) batismo e ceia.
b) paz e amor.
c) arrependimento e fé.         
d) purificação e santificação.
e) fé e esperança.
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75. A palavra grega metanoeo significa literalmente “pensar de forma diferente sobre algo ou mudar de ideia” está associado ao que conhecemos como

a) justificação.
b) santificação.
c) expiação.
d) arrependimento.  
e) fé.
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76. Fé (gr. pistis) no sentido bíblico significa

a) acreditar, ter confiança pessoal.
b) ter esperança.
c) nutrir bom relacionamento com Cristo.
d) ter poder para que as coisas aconteçam.
e) ter atitude mental positiva.
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77. Jesus disse a Nicodemus: “Se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” Jo 3.3. Sobre o que Jesus estava falando?

a) santificação.
b) perfeição.
c) criação.
d) justificação.
e) regeneração.  
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78. Baseado na perspectiva bíblica, qual das representações abaixo ilustra adequadamente a realidade da justificação?










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79. A perspectiva arminiana da perseverança dos santos afirma

a) ser possível perder a salvação.
b) ser impossível perder a salvação.
c) que a salvação é um misto de certeza e incerteza.
d) que a salvação não existe, pois Deus já havia determinado na eternidade os eleitos.
e) ninguém perseverará, pois está escrito que virá a apostasia nos últimos dias. Então, Deus usará de misericórdia.
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80. Se uma pessoa morrer sem Jesus, ela terá ainda alguma chance de salvação?

a) Sim, dependendo das preces dos que estiverem vivos.
b) Sim, pois ao final Deus usará de seu amor para salvar a todos.
c) Sim, pois na reencarnação a pessoa tem nova chance de se salvar.
d) Não. Absolutamente.
e) Não, exceto se em vida ela não tiver ouvido falar de Jesus.
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DISCIPLINA: ECLESIOLOGIA
QUESTÕES 81-90
81. Sobre a Igreja numa perspectiva cristã podemos afirmar que

a) Igreja é o povo escolhido de Deus.  
b) A Igreja representa para os cristãos o que a sinagoga representou para os judeus.
c) Igreja é a reunião de todas as pessoas religiosas.
d) A palavra grega para Igreja é teleioi.
e) Ele é um fenômeno sociológico. Naturalmente as pessoas em sociedade tendem a se reunir e cultuar.
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82. Na figura da Igreja como corpo. Que parte desse corpo representa a Cristo?

a) Cabeça.           
b) Braços.
c) Pés.
d) Pernas.
e) Coração.
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83. Segundo a Bíblia, NÃO podemos garantir que seja responsabilidade da Igreja

a) trabalhar em todos os âmbitos da vida da comunidade promovendo até mesmo lazer e entretenimento. 
b) se esforçar para levar o evangelho a toda criatura.
c) edificar seus membros por meio da teologia.
d) a adoração ao Senhor.
e) praticar atos de amor e compaixão aos descrentes.
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84. Escolha a frase mais apropriada.

a) O evangelho é a anunciação de algo bom.
b) Deus é o evangelho. 
c) O evangelho são os dogmas da igreja.
d) Todo versículo bíblico está apontando a essência do evangelho.
e) Evangelizar é pregar.
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85. A forma de governo congregacional é caracterizada pela

a) existência de bispos, nos quais reside a autoridade.
b) existência de um presbitério o qual representa a Igreja.
c) autonomia e democracia em que a Igreja é independente e governa a si mesma.         
d) inexistência concreta e visível de governo, pois o Espírito Santo exerce influência sobre os indivíduos crentes e os dirige diretamente.
e) existência do pastor, o qual tem autoridade absoluta sobre a Igreja.
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86. Quem são os receptores dignos do batismo?

a) Qualquer pessoa.
b) jovens, pois precisam passar por este rito cedo.
c) Crianças, pois são puras.
d) Aqueles que realmente creram na mensagem do evangelho.   
e) Aqueles que crerão na mensagem do evangelho.
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87. Quais são as ordenanças de Cristo para Igreja?

a) Vigiar e orar.
b) Jejuar e orar.
c) Batismo e celebração.
d) Ceia e vigília.
e) Batismo e ceia.
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88. “A transubstanciação é a doutrina de que quando o sacerdote oficiante consagra os elementos, ocorre uma verdadeira mudança metafísica. As substâncias do pão e do vinho – o que de fato são – transformam-se respectivamente na carne e no sangue de Cristo.” Que religião ainda hoje adota esta concepção?

a) cristianismo católico.  
b) judaísmo.
c) islamismo.
d) cristianismo evangélico.
e) cristianismo adventista.
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89. Completando adequadamente a frase abaixo temos que sequência de palavras?
“A ceia do Senhor é um lembrete da morte de _________e de seu caráter_________em nosso favor, um símbolo de nossa ligação com o Senhor e um testemunho de sua______________.”

a) Moisés; mágico; misericórdia.
b) Cristo; elucidatório; maestria.
c) Deus; metafísico; volta.
d) todos; libertador; sabedoria.
e) Cristo; sacrificial; segunda vinda.  
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90. Levando em conta a preservação do simbolismo (e do bom senso), quais elementos podemos utilizar na ceia do Senhor?

a) pão sem fermento e vinho.
b) pão e suco de uva.              
c) bolacha e suco.
d) como se trata apenas de um simbolismo, não importa os elementos. Poderia ser servido, para variar um pouco, batata frita e coca cola.
e) como se trata de um símbolo, podemos fazer uma ceia normal, cada irmão trazendo um “prato” de casa. Assim, seria até melhor, pois o espírito de comunhão seria trabalhado.
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DISCIPLINA: ESCATOLOGIA
QUESTÕES 91-100
91. O que afirma a doutrina da segunda vinda de Cristo?

a) Cristo sendo formado instantaneamente nos corações daqueles que creem.
b) Cristo vindo espiritualmente e invisivelmente, como o Espírito Santo no pentecoste, para habitar nos crentes.
c) Cristo voltando ao mundo visivelmente assim como ele subiu aos céus.   
d) Cristo já retornou e essa vinda foi efetivada no pentecoste pelo Espírito Santo.
e) É uma metáfora indicando que aqueles que morrem instantaneamente se encontram com Cristo, ou seja, para os que morrem, Cristo retornou. __________________________________________

92. Certo estudioso “X” da bíblica numa ocasião falou: “A ressurreição física não ocorrerá, afinal, porque ainda precisaremos desses corpos físicos frágeis se já estaremos espiritualmente com o Senhor?” Sobre essa declaração e a ideia de ressurreição podemos afirmar que

a) “X” está certo e a ideia de ressurreição é uma ilustração para o novo “status” que vivenciaremos com o Senhor.
b) “X” está certo e a ressurreição refere-se apenas a parte espiritual da pessoa.
c) “X” está errado em partes, pois os crentes ressuscitarão fisicamente, mas os ímpios realmente não.
d) “X” está totalmente errado, pois todos ressuscitarão fisicamente. 
e) Não podemos afirmar que “X” esteja certo ou errado, a Bíblia não é clara a esse respeito.
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93. O que acontecerá após o Juízo Final?

a) Todos os ímpios serão destruídos, assim como todo o mal para que não haja mais sofrimento algum.
b) Todos alcançarão, finalmente, o perdão de Deus, pois o amor de Deus sobrepujará a tudo e acabará por salvar a todos.
c) Os ímpios não irão para o inferno, pois o inferno foi feito para o diabo e seus “anjos”.
d) Após o juízo final, cada pessoa passará a experimentar, apenas no âmbito psicológico (da mente), a realidade do céu (estado de satisfação) ou do inferno (estado que ainda existe angustias) em suas vidas.
e) Os justos irão para vida eterna e os ímpios para o castigo eterno.
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94. O gráfico abaixo ilustra qual concepção milenista?


Fonte: ERICKSON, Millard J. Introdução à Teologia Sistemática

a) Pré-milenismo.
b) Pós-milenismo.
c) Ex-milenismo.
d) Amilenismo.
e) Mesomilenismo.
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95. O gráfico abaixo ilustra qual concepção tribulacionista?


Fonte: ERICKSON, Millard J. Introdução à Teologia Sistemática

a) Pré-tribulacionismo.
b) Pós-tribulacionismo.
c) Ex-tribulacionismo.
d) Atribulacionismo.
e) Mesotribulacionismo.

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96. O termo grego bastante usado para a segunda vinda de Cristo é

a) Parousia.
b) Kenosis.
c) Paracleto.
d) Metanoia.
e) Pistis.
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97. Visto que todos os justo são perdoados em Cristo e que o salário do pecado é a morte, por que os justos ainda morrem?

a) Porque, apesar da salvação em Cristo, os homens ainda pecam.
b) Porque muitos não têm fé suficiente em Cristo de que podem não passar pela morte e viver eternamente.
c) Porque mesmo Cristo os perdoando, as consequências de seus pecados anteriores continuam.
d) Porque Cristo não perdoou todos os pecados, existem pecados que devem ser expiados pelas boas obras dos homens.
e) Porque, apesar da salvação em Cristo, os justos ainda participam da natureza humana.
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98. Complete adequadamente a frase: “Após a morte o corpo humano retorna ao pó e a alma____________”

a) Morre também.
b) Dorme.
c) Retorna a Deus.
d) Fica na terra para completar sua missão.
e) Retorna e nasce novamente em outro corpo.
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99. O que afirma o pensamento da ressurreição instantânea de W. D. Davies? E que julgamento podemos tecer a esse respeito?

a) Que a ressurreição será futura, mas quando ocorrer será muito rápida, num piscar de olhos (instantânea). O ensino é bíblico.
b) Que a ressurreição ocorre imediatamente após a morte quando o crente recebe o corpo ressurreto. O ensino não representa a mensagem bíblica.
c) A ressurreição ocorre no momento da conversão. O ensino é bíblico.
d) A ressurreição de todos já foi efetivada quando Cristo ressuscitou. O ensino é bíblico.
e) A ressurreição ocorrerá somente no âmbito espiritual, pois isso é tão rápida e imediata. O ensino não é bíblico.
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100. Que outro nome tem a besta, nas Escrituras?

a) Balaão.
b) Serpente.
c) Anticristo.
d) Jumento.
e) Fariseu.





“Ó profundidade das riquezas,
 tanto da sabedoria, como da ciência de Deus!
Quão insondáveis são os seus juízos,
 e quão inescrutáveis os seus caminhos!” Rm 11.33


[1] As questões estarão baseadas na obra “ERICKSON, Millard J. Introdução à Teologia Sistemática” as citações diretas e a menção ao “autor” refere-se ao autor da obra.


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