SETEBAN-RO
Seminário Teológico Batista Nacional de Rondônia
“Procure apresentar-te a Deus
aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar
e que maneja corretamente a palavra da
verdade”. 2 Tm 2.15.
PROVÃO SETEBAN - 2013
POLO PORTO VELHO
ALUNO:
________________________________________________________________________________
DISCIPLINAS QUE REALIZARÁ:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
INTRUÇÕES GERAIS:
1)
Este
CADERNO DE QUESTÕES contém 100 questões numeradas de 1 a 100. Confira se seu
caderno de questões contém essa quantidade de questões e numeradas
corretamente.
2)
Não
deixe de preencher seus dados no CARTÃO-RESPOSTA.
3)
Para
cada uma das questões objetivas, são apresentadas 5 opções identificadas com as
letras a, b, c, d, e. Apenas uma responde corretamente à questão.
4)
No
CARTÃO-RESPOSTA, preencha todo o espaço compreendido no retângulo correspondente
à opção escolhida para a resposta. A marcação em mais de uma opção anula a
questão, mesmo que uma das respostas esteja correta.
5)
O
tempo disponível para toda a prova é de quatro horas. (das 14:00 às 18:00).
6)
NÃO
SERÁ PERMITIDO:
·
Se
comunicar, durante a prova, com outro participante.
·
Consultar
qualquer fonte impressa ou digital quer sejam anotações, livros, bíblias, etc.
Porto
Velho, 24 de agosto de 2013.
DISCIPLINA: BIBLIOLOGIA
QUESTÕES 1-10
1.
“Deus nos deu uma revelação objetiva, válida e racional acerca de si mesmo por
meio da natureza, da história e da personalidade humana. Ela é acessível a
todas as pessoas que queiram observá-la”[1].
A frase acima se refere a
a)
Revelação Especial.
b)
Revelação Geral.
c)
Inspiração.
d)
Iluminação.
e)
Revelação Proposicional.
__________________________________________
2.
Por que a revelação especial era necessária?
a)
Porque os homens tinham curiosidade a respeito de Deus.
b)
Porque Deus não quis mais se comunicar com a raça humana diretamente e, após a
queda, essa comunicação passou a ser mais formal.
c)
Porque os homens precisavam ampliar seus conhecimentos.
d)
Porque a raça humana havia perdido o relacionamento que tinha com Deus.
e)
Porque a raça humana clamou pela misericórdia de Deus e Deus os escutou.
__________________________________________
3.
A revelação geral:
a)
Pode salvar o pecador, pois está escrito: “Pois os seus atributos invisíveis, o seu eterno poder e
divindade, são claramente vistos desde a criação do mundo, sendo percebidos mediante
as coisas criadas(...). Rm 1.20.
b) Não pode salvar o pecador, pois é
necessário que ele tenha contato com a revelação especial.
c)
É proposicional.
d)
É inconfundível, nada pode impedir as pessoas de reconhecerem e interpretarem
corretamente as obras das mãos do criador.
e)
pode levar a um conhecimento genuíno de Deus baseando-se apenas na razão.
__________________________________________
4.
Deus se revela por meio de uma revelação em forma antrópica. O que isso significa?
a)
Ele se revela com antropomorfismos.
b)
Antrópica vem a ser o contrário de Entropica, ou seja, isso indica que a
revelação tende a ser cada vez mais organizada.
c)
A revelação vem em língua portuguesa.
d)
Antrópica vem de Em-tropos, portanto indica que a revelação vem de parte em parte,
aos poucos.
e)
A revelação vem em linguagem humana e em categorias humanas de pensamento e
ação.
__________________________________________
5.
Completando a frase abaixo adequadamente, temos qual alternativa como resposta?
“A
revelação especial é tanto _________como____________: Deus se revela,
dizendo-nos algo a respeito de si.”
a)
pessoal, proposicional.
b)
intencional, proposicional.
c)
pessoal, espiritual.
d)
completa, incompleta.
e)
para grego, para romano.
__________________________________________
6.
A revelação é progressiva. O que isso significa teologicamente?
a)
A revelação passa por um desenvolvimento evolutivo gradual.
b)
A revelação posterior desenvolve-se a partir da ideia anterior.
c)
A revelação passa por um estágio de aperfeiçoamento ao longo do tempo.
d)
Ele é otimista.
e)
A revelação é positivista.
__________________________________________
7.
A ortodoxia afirma que a Bíblia
a)
se torna a Palavra de Deus.
b)
contém a Palavra de Deus.
c)
é a Palavra de Deus.
d)
é um livro comum.
e)
é um livro eivado de erros.
__________________________________________
8.
“Porque a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens da
parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo.” 2 Pe 1.21. O versículo citado
trata de que tema da bibliologia?
a)
Iluminação.
b)
Revelação.
c)
Preservação.
d)
Inspiração.
e)
Canonicidade.
__________________________________________
9.
Quais foram as duas principais línguas originais dos textos bíblicos.
a)
Português e Inglês.
b)
Grego e Alemão.
c)
Hebraico e Hieróglifo.
d)
Hebraico e Grego.
e)
Grego e Latim.
__________________________________________
10.
Quantos livros tem a Bíblia ao todo?
a)
27.
b)
29.
c)
37.
d)
39.
e)
66.
__________________________________________
DISCIPLINA: TEOL.
PROPRIAMENTE DITA
QUESTÕES 11-20
11.
“’Sou eu apenas um Deus de perto’, pergunta o Senhor, ‘e não também um Deus de
longe?’” Jeremias 23.23. O versículo mostra
a)
A imanência e transcendência de Deus.
b)
A onisciência e o cuidado de Deus.
c)
O amor e conveniência de Deus.
d)
A ira e o isolamento de Deus.
e)
A paz e a indiferença de Deus.
__________________________________________
12.
Quem é Deus?
a)
Deus é Espírito pessoal, perfeitamente bom que em santo amor, cria, sustenta e
governa a tudo.
b)
Deus é como um avô. Um velho cavalheiro indulgente.
c)
Deus é um tipo de oficial de polícia pronto a pegar e punir criminosos.
d)
Deus é toda natureza e toda natureza é a manifestação de Deus.
e)
“Deus” é o ópio do povo.
__________________________________________
13.
Uma determinada pessoa religiosa que não acredita em certa doutrina usou os
seguintes argumentos para refutar esse ensino:
I. É falta de lógica afirmar que um é
três e três é um.
II. Sabemos que Deus Pai é divino, isso é
indiscutível, mas Jesus Cristo e o Espírito Santo não são.
III. Há uma subordinação clara entre essas
três pessoas na Bíblia. O Filho é subordinado ao Pai e o Espírito Santo é
subordinado ao Pai e ao Filho (Jo 14.28; 15.26). Então, é ilógico dizer que os
três são iguais e são o mesmo Deus.
Que
doutrina está em questão?
a)
Kenosis.
b)
Nascimento virginal de Cristo.
c)
Trindade.
d)
Supremacia do Pai.
e)
Divindade de Cristo.
__________________________________________
14.
NÃO é um argumento em favor da existência de Deus
a)
Argumento Teleológico.
b)
Argumento Morfológico.
c)
Argumento Cosmológico.
d)
Argumento Antropológico.
e)
Argumento Doutrinário.
__________________________________________
15.
O Argumento Teleológico afirma basicamente que
a)
Todo efeito tem uma causa. Há uma causa não causada, essa causa é Deus.
b)
O ser “além do qual nada maior pode ser concebido” por definição deve ter
existência, pois caso contrário não seria o ser “além do qual nada maior pode
ser concebido”. Portanto, Deus existe por natureza.
c)
Para leis objetivas deve haver justiça. Para uma justiça plena deve haver um
Juiz. Para esse Juiz julgar retamente ele deve ser onisciente. Esse Juiz é
Deus.
d)
Há marcas de propósito no universo. Todo projeto tem um projetista inteligente.
Esse projetista do universo é Deus.
e)
A Bíblia é infalível. Ela é nosso pressuposto. Ela garante que Deus existe.
__________________________________________
16.
Marque a alternativa que, segundo o autor, NÃO é uma implicação da
transcendência.
a)
Deus nunca pode ser completamente determinado pelos conceitos humanos.
b)
Sempre haverá uma diferença entre Deus e os seres humanos.
c)
A reverência é adequada em nosso relacionamento com Deus.
d)
Nossa salvação não é conquista nossa. Não somos capazes de nos elevar ao nível
de Deus, preenchendo os padrões dele para nós.
e)
Não existe algo mais elevado que os seres humanos.
__________________________________________
17.
NÃO é um atributo de Deus.
a)
Espiritualidade.
b)
Personalidade.
c)
Objetividade.
d)
Infinitude.
e)
Constância.
__________________________________________
18.
“Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos” (Is 6.1-4). A palavra hebraica para “santo” (qadosh) significa
a)
Puro.
b)
Perfeito.
c)
Separado para uso comum.
d)
Marcado ou removido do uso comum.
e)
Marcado para purificação.
__________________________________________
19.
“Trindade: tente explicá-la, e perderá a cabeça; Mas tente negá-la, e perderá a
alma”. Sobre a frase podemos concluir corretamente que
a)
A Trindade é uma doutrina irracional, pois 1+1+1 nunca é igual a 1.
b)
Não se pode explicar a ninguém a doutrina.
c)
A doutrina é de difícil entendimento, mas verdadeira e importante.
d)
A doutrina da Trindade é contraditória, pois está escrito “Ouve, ó Israel! O
Senhor, nosso Deus, é o único Senhor” Dt 6.4
e)
A doutrina da Trindade não é verdadeira, é uma invenção humana e a palavra
“Trindade” nem mesmo existe na Bíblia.
__________________________________________
20.
Completando adequadamente os espaços, marque a alternativa correta.
“Tudo
o que existe agora começou _________________que o trouxe à existência
–_____________________________________existia independentemente_____________________”
a)
com Thor; nada; dele.
b)
com o Big Bang; anteriormente toda
energia do universo; dessa explosão.
c)
no homem; nunca pode se encontrar algo que; da sua ação.
d)
no spontaneous generation (Geração
espontânea); anteriormente tudo; de qualquer força fora da matéria.
e)
com um ato de Deus; ele não moldou nem adaptou nada que; dele.
__________________________________________
DISCIPLINA: ANGELOLOGIA
QUESTÕES 21-30
21.
Millard Erickson entente anjo como sendo...
a)
espíritos que já alcançaram a perfeição passível de ser alcançada pelas criaturas.
b)
crianças que morreram.
c)
espíritos de pessoas mortas.
d)
seres espirituais eternos que coexistem com Deus.
e)
aqueles seres espirituais que Deus criou acima da humanidade.
__________________________________________
22.
As palavras hebraicas e gregas correspondentes a anjo, são, respectivamente
a)
bem’ak e angelicus.
b)
tal’lak e orion.
c)
kal’ak e anion.
d)
mal’ak e angelos.
e)
te’lak e aeon.
__________________________________________
23.
Infere-se que os anjos:
a)
Sempre existiram.
b)
Foram criados por Deus.
c)
Foram criados espontaneamente.
d)
Surgiram por acaso.
e)
Surgiram a partir da humanidade.
__________________________________________
24.
Infere-se que os anjos:
a)
São seres materiais.
b)
São seres ora materiais, ora imateriais.
c)
São seres que não se pode determinar natureza.
d)
São seres imateriais espirituais.
e)
São seres feitos de energia cósmica.
__________________________________________
25.
A Bíblia usa algumas unidades de medida bastante estranhas como “miríadas” (Dt
33.2), “vinte mil,
milhares de milhares” (Sl 68.17), “doze legiões”
(Mt 26.53) e
“Milhares de milhares e
milhões de milhões” (Ap 5.11). Essas contagens referem-se a
a)
seres humanos.
b)
estrelas.
c)
anjos.
d)
animais.
e)
grãos de areia.
__________________________________________
26.
NÂO é uma atividade dos anjos
a)
louvar e glorificar continuamente a Deus.
b)
revelar e comunicar a mensagem de Deus para os homens.
c)
ministrar aos crentes.
d)
executar julgamento sobre os inimigos de Deus.
e)
ser guardador designado para uma pessoa individualmente, ou seja, ser anjo da
guarda.
__________________________________________
27.
Uma vez um cético disse: “A ideia da existência de um Diabo é uma invenção
atual, no próprio Antigo Testamento não encontramos a palavra Diabo”. Como
poderíamos responder biblicamente a este cético?
a)
Você tem razão, o Diabo não existe mesmo.
b)
Não ter a palavra Diabo no Antigo Testamento não prova que ele não existe.
Aliás, não seria nem mesmo possível essa palavra existir no Antigo Testamento,
pois ela é uma palavra de origem grega diabolos.
c)
Realmente o Diabo não existe, o que existe é Satanás. Diabo foi a deturpação da
tradução de Satanás para o grego.
d)
De fato a existência do Diabo em nossa realidade é moderna. Antes ele estava
aprisionado e permaneceu assim por mil anos.
e)
Realmente o Diabo não existe. Esse nome apenas personifica o mal e as
dificuldades que encontramos na vida.
__________________________________________
28.
Segundo o autor, demônios são
a)
Súditos de Satanás.
b)
Os problemas que enfrentamos no dia a dia.
c)
A raça “humana” pré-adâmica desencarnada.
d)
Pessoas malignas que agem no mundo.
e)
A manifestação onipresente de um único Diabo.
__________________________________________
29.
Sobre as possessões demoníacas, podemos afirmar corretamente que
a)
elas não existem.
b)
todo ataque histérico é uma possessão demoníaca.
c)
todas as doenças são causadas por possessão demoníaca.
d)
a expressão técnica para possessão demoníaca é “ter um demônio” ou “estar
endemoninhado”.
e)
para expulsar demônio deve-se utilizar palavras chave tais como “tá amarrado”,
“dá seu grito de derrota”.
__________________________________________
30.
Um engano muito comum entre os cristãos é
a)
pensar que crente não pode ser possuído pelo inimigo.
b)
pensar que se pode expulsar demônio sem um preparo anterior envolvendo jejum,
oração e sacrifício.
c)
pensar que a expulsão do demônio pode trazer cura física ao oprimido.
d)
pensar que esta é a principal manifestação das forças malignas.
e)
pensar que existem graus de gravidade em possessões demoníacas.
__________________________________________
DISCIPLINA: ANTROPOLOGIA
QUESTÕES 31-40
31.
A perspectiva cristã da humanidade endossa que
a)
somos como máquinas.
b)
somos como animais.
c)
somos criaturas de Deus.
d)
somos como peões do universo.
e)
somos como anjos.
__________________________________________
32.
O relato bíblico completo da criação é encontrado no livro
a)
de Josué.
b)
de Mateus.
c)
de Judas.
d)
de Gênesis.
e)
de Apocalipse.
__________________________________________
33.
Analise as sentenças abaixo:
I
– O fato de os homens terem sido criados significa que eles não tem existência
independente;
II
– Há um vinculo comum entre todos os seres humanos;
III
– A humanidade não ocupa um lugar singular na criação.
São
verdadeiras:
a)
as sentenças II e III.
b)
a sentença II apenas.
c)
a sentença I apenas.
d)
as sentenças I e II.
e)
todas as sentenças.
__________________________________________
34.
A proposta do autor, sobre a concepção básica da constituição humana denominada
“unidade condicional” afirma
a)
nossa constituição é exclusivamente espiritual.
b)
nossa constituição é apenas física.
c)
nossa constituição é espiritual e física, mas ambas são independentes.
d)
nossa constituição é espiritual, física e psicológica, mas todas independentes
umas das outras.
e)
nossa constituição é espiritual, física e psicológica, mas todas dependentes
umas das outras.
__________________________________________
35.
Antropologia é conhecida como a doutrina
a)
do pecado.
b)
dos anjos.
c)
do homem.
d)
de Deus.
e)
do Espírito Santo.
__________________________________________
36.
O tricotomismo afirma que
a)
o homem acredita na Trindade.
b)
o homem é composto por dois elementos.
c)
o homem é composto por uma partícula denominada triconossomus.
d)
o homem exerce três vezes mais altruísmo do que qualquer outro ser vivo.
e)
o homem é composto por três elementos.
__________________________________________
37.
São concepções corretas da Imagem e Semelhança de Deus no homem as sentenças:
I
– A imagem de Deus no homem se perdeu devido ao pecado.
II
– A imagem de Deus no homem não é uma característica física.
III
– A imagem de Deus é universal em toda a raça humana.
a)
I apenas.
b)
II apenas.
c)
III apenas.
d)
II e III.
e)
I, II e III.
__________________________________________
38.
Deus fez Adão à imagem de Deus, e Adão, por sua vez, teve uma descendência à
sua própria imagem. Se A = B e B = C, então A = C. Isso significa que
a)
A imagem de Deus continua nos descendentes de Adão.
b)
Adão era igual ao seu filho.
c)
Adão era igual a Deus.
d)
A imagem de Adão e do seu filho era simétrica.
e)
A imagem de Deus permaneceu somente até a 3ª geração.
__________________________________________
39.
Provérbios 12.10 diz: “O justo cuida bem dos seus rebanhos”. Isso ensina ao
homem que ele deve
a)
ter muitos animais.
b)
tratar bem os animais.
c)
saber que o injusto cuida mal dos seus rebanhos.
d)
ser rico e próspero.
e)
contratar um veterinário.
__________________________________________
40.
Segundo a Bíblia, o homem foi criado pela vontade divina essencialmente para
a)
viver e ser feliz.
b)
glória de Deus.
c)
ter uma família.
d)
reproduzir.
e)
fazer-se conhecido na terra.
__________________________________________
DISCIPLINA:
HAMARTIOLOGIA
QUESTÕES 41-50
41.
Completando adequadamente a frase abaixo, conforme a ideia de Millard Erickson,
temos a seguinte sequência de palavras:
“Pecado
é qualquer falta de conformidade, ativa ou passiva, com __________________.
Isso pode ser uma questão de ato, de pensamento ou de disposição.”
a)
a legislação nacional vigente.
b)
a humanidade como um todo.
c)
a vivência conforme ser racional.
d)
a lei moral de Deus.
e)
com a própria mente.
__________________________________________
42.
Qual a fonte do pecado?
a)
Nossa natureza animal.
b)
A própria natureza humana.
c)
A competitividade individualista.
d)
Alienação existencial do fundamento de todo ser.
e)
A ansiedade causada pela finitude humana.
__________________________________________
43.
A morte física na concepção pelagiana afirma que
a)
a humanidade foi criada mortal. O principio da morte e da decadência faz parte
de toda criação.
b)
a morte física entrou no mundo com a maldição pelo pecado de Adão e Eva.
c)
o homem não possuía a capacidade inerente de viver eternamente, mas não
precisava ter morrido.
d)
o homem morre apenas fisicamente, pois seu espírito estará eternamente com o
Senhor.
e)
a morte é, em essência, viver a vida que não é proposta para se viver.
__________________________________________
44.
A morte espiritual é
a)
a alienação humana dos debates da sociedade.
b)
não esta ligado a uma religião.
c)
a separação da pessoa do seu próximo quando esta não mantém comunhão com aquele.
d)
a separação da pessoa de Deus.
e)
simplesmente a desobediência.
__________________________________________
45.
Das consequências do pecado apresentadas nas alternativas abaixo (segundo o
autor), qual delas tem diretamente efeito sobre o relacionamento com outras
pessoas.
a)
Fuga da realidade.
b)
Negação do pecado.
c)
Incapacidade de amar.
d)
Auto-engano.
e)
Inquietação.
__________________________________________
46.
Quem peca?
a)
As mulheres.
b)
Os homens.
c)
As crianças.
d)
Todas as pessoas.
e)
A maioria dos homens.
47.
O que se entende por depravação total?
a)
Significa simplesmente que os pecadores são incapazes de saírem de sua condição
pecaminosa.
b)
É a condição da pessoa ser totalmente insensível em questões de consciência, de
certo e errado.
c)
Significa que o pecador é tão pecador quanto possível.
d)
Significa que o pecador se envolve em todas as formas de pecado possíveis.
e)
É quando um homem atinge o ápice da maldade.
48.
É um pensamento de Pelágio:
a)
A alma é criada por Deus especialmente para cada pessoa, não é maculada por
nenhuma suposta corrupção ou culpa.
b)
Recebemos de Adão uma natureza corrupta.
c)
Existe uma ligação definida entre o pecado de Adão e todas as pessoas de todos
os tempos.
d)
A ligação do pecado de Adão conosco é uma liderança natural.
e)
Nós nos tornamos responsáveis e culpados pelo pecado de Adão quando aceitamos
ou aprovamos nossa natureza corrompida.
49.
NÃO é uma perspectiva bíblica da natureza do pecado.
a)
Pecado é rebelião e desobediência.
b)
Pecado implica incapacidade espiritual.
c)
Pecado é o comprimento incompleto dos padrões de Deus.
d)
Pecado é desalojar Deus.
e)
Pecado é ter definições erradas.
50.
Por que é difícil discutir sobre o pecado na atualidade? (segundo o autor).
a)
Porque as pessoas não querem falar de religião.
b)
Porque para muitos, trata-se de um conceito estranho, pois os homens tem
perdido o sentimento de culpa.
c)
Porque religiões ensinam que não existe pecado.
d)
Porque não se prega mais incisivamente sobre o pecado e suas consequências nas
igrejas.
e)
Porque os cristãos tornaram-se: “crentes da auto-ajuda”. Preferem buscar
orientações em livretos para vencerem as dificuldades do que assumirem seu
pecado e culpa.
__________________________________________
DISCIPLINA: CRISTOLOGIA
QUESTÕES 51-60
51.
Jesus Cristo é (em sentido máximo)
a)
um sábio.
b)
um profeta.
c)
Deus.
d)
um bom homem.
e)
um Espírito elevado.
__________________________________________
52.
O ensino de um presbítero alexandrino chamado Ário tornou-se a primeira grande
ameaça à concepção sustentada implicitamente pela igreja no que diz respeito à
a)
imortalidade de Jesus.
b)
natureza humana de Jesus.
c)
bondade de Jesus.
d)
divindade de Jesus.
e)
imutabilidade de Jesus.
__________________________________________
53.
“Belo Salvador!
Senhor das nações!
Filho de Deus e Filho do Homem!
Glória e honra,
Louvor, adoração,
Agora e para sempre sejam para Ti!”
(Munster
Gesangbuch, 1677)
No
poema acima, a frase Filho de Deus e Filho do Homem faz referência
a)
a dupla personalidade de Cristo.
b)
as duas naturezas de Cristo.
c)
ao primeiro nascimento de Cristo (que foi criado por Deus) e ao segundo
nascimento de Cristo (que foi concebido por João e Maria).
d)
nomenclaturas diferentes que expressam a mesma coisa.
e)
às duas pessoas que habitaram em Cristo.
__________________________________________
54.
As opções que preenchem corretamente os espaços 1 e 2 no quadro abaixo são
Fonte: ERICKSON,
Millard J. Introdução à Teologia Sistemática
a)
1- Jesus não era humano; 2- Jesus não era Deus.
b)
1- Jesus era duas pessoas distintas; 2- Jesus era humano.
c)
1- Jesus não era o Messias; 2- Jesus era humano.
d)
1- Jesus não era plenamente Deus; 2- Jesus não era humano.
e)
1- Jesus era espírito; 2- Jesus não era humano.
__________________________________________
55.
O termo Kenosis está relacionado com
a)
a morte e ressurreição de Cristo.
b)
a volta de Cristo.
c)
a glória e exaltação de Cristo.
d)
o nascimento virginal de Cristo.
e)
o esvaziamento e humilhação de Cristo.
__________________________________________
56.
Sobre as teorias da expiação, assinale aquela que melhor se enquadra no ensino
bíblico.
a)
A teoria sociniana: a expiação como exemplo.
b)
A teoria da influência moral: a expiação como demonstração do amor de Deus.
c)
A teoria governamental: a expiação como demonstração da justiça divina.
d)
A teoria da expiação substitutiva: a expiação em substituição ao pecador.
e)
A teoria do resgate: a expiação como vitória sobre as forças do pecado e do
mal.
__________________________________________
57.
A chamada exaltação de Cristo ocorreu quando
a)
Ele subiu aos céus.
b)
Ele respondia sabiamente aos fariseus.
c)
Ele nasceu.
d)
Ele nasceu na eternidade.
e)
Ele orou: “Pai, se possível afasta de mim este cálice”.
__________________________________________
58.
Sobre o governo de Cristo, é correto afirmar que
a)
Ele é exercido apenas na Igreja, pois Ele é o cabeça da Igreja.
b)
Ele existiu quando Jesus estava vivo na terra.
c)
Ele é real, atual e universal.
d)
Ele é apenas futuro.
e)
Ele não existe, quem governa é apenas o Pai.
__________________________________________
59.
Qual alternativa NÃO pode ser citada como consequência do nascimento virginal
de Cristo?
a)
O nascimento virginal de Cristo é um lembrete de que nossa salvação é
sobrenatural.
b)
O nascimento virginal de Cristo é um lembrete de que a salvação é em tudo uma
dádiva da graça.
c)
O nascimento virginal é prova da singularidade de Jesus, o Salvador.
d)
O nascimento virginal indica o poder e soberania de Deus sobre a natureza.
e)
O nascimento virginal de Cristo indica a desconfiança de Deus na humanidade.
__________________________________________
60.
Sobre a humanidade de Cristo, assinale a alternativa correta.
a)
Jesus não era homem, tinha apenas um corpo humano.
b)
Jesus não possuía uma psique humana.
c)
Jesus era plenamente homem.
d)
Jesus tinha apenas a aparência de homem.
e)
Jesus não tinha desejos humanos.
__________________________________________
DISCIPLINA:
PNEUMATOLOGIA
QUESTÕES 61-70
61.
Assinale a alternativa correta.
a)
O Espírito Santo é do gênero feminino. A palavra grega pneuma pode ser usada no gênero feminino. A palavra shekinah (Glória, Espírito) é feminina.
b)
É uma contradição dizer que o Espírito Santo é uma pessoa e alguém ser cheio
dele.
c)
Devemos orar constantemente “não retires de nós o teu Espírito ó Deus” para que
o Espírito Santo não saia de nós.
d)
É uma contradição dizer que o Espírito Santo é uma pessoa e afirmar que Ele
será derramado sobre toda carne, pois uma pessoa não pode ser derramada.
e)
Aquele que não tem o Espírito de Deus não é filho de Deus.
__________________________________________
62.
Um erro clássico encontrado na King James e em outras traduções inglesas
antigas da Bíblia é traduzir a palavra Espírito Santo por
a) Holy Ghost
(Fantasma Santo).
b) Holy Blow (Sopro Santo).
c) Holy God (Deus
Santo).
d)
Holy Spirit (Espírito Santo).
e)
Holy Wind (Vento Santo).
__________________________________________
63.
Comparando o Pai, o Filho e o Espírito Santo, podemos afirmar com toda certeza
que
a)
O Espírito Santo é menor do que o Pai.
b)
O Espírito Santo é maior do que o Filho, pois é ele quem salva.
c)
Na Trindade não existe maior nem menor, todos são da mesma substância.
d)
O Espírito Santo é menor do que o Filho, pois foi o Filho quem morreu.
e)
O Espírito Santo é maior do que o Pai, pois Ele é o Espírito do Pai.
__________________________________________
64.
O Espírito Santo é
a)
uma força.
b)
uma energia cósmica.
c)
um vento.
d)
mais um nome para Deus.
e)
Deus.
__________________________________________
65.
Sobre os dons do Espírito Santo é ERRADO afirmar que
a)
os dons são concedidos para o corpo (a igreja). Eles são para edificação de
todo o corpo, não meramente para o prazer individual.
b)
eles são totalmente sobrenaturais.
c)
nunca acontece de um dos dons ser concedido a todas as pessoas.
d)
embora não sejam igualmente notáveis, todos os dons são importantes.
e)
O Espírito Santo distribui vários dons a quem lhe apraz.
__________________________________________
66.
A glossolalia está relacionada ao dom de:
a)
Pregar.
b)
Curar.
c)
Falar em línguas.
d)
Fé.
e)
Ensino.
__________________________________________
67.
Complete adequadamente a frase: “O Espírito Santo é o ponto em que a
Trindade
torna-se________para o que crê”.
a)
física.
b)
pessoal.
c)
capaz.
d)
real.
e)
material.
__________________________________________
68.
Na continuidade da vida cristã podemos afirmar que NÃO é uma função primordial do
Espírito Santo:
a)
Dar poder ao cristão.
b)
Habitar no cristão.
c)
Ensinar o cristão.
d)
Julgar o cristão.
e)
Interceder pelo cristão.
__________________________________________
69.
O que é ser cheio do Espírito Santo?
a)
Ter mais de nossa vida possuída por Ele.
b)
Viver a experiência de ter todo o corpo como “em chamas” num momento de
adoração.
c)
Falar em línguas.
d)
Obter uma fatia maior do Espírito Santo.
e)
Alcançar vários dons espirituais.
__________________________________________
70.
Podemos encontrar na Bíblia as famosas “listas” dos dons do Espírito nos
livros:
a)
Mateus, Marcos, Lucas e João.
b)
Atos, Romanos, 1 Coríntios e Gálatas.
c)
Romanos, 1 Coríntios, Efésios e 1 Pedro.
d)
Gálatas, Efésios, Filipenses e Colossenses.
e)
1 Coríntios, Efésios, 3 João e Apocalipse.
__________________________________________
DISCIPLINA: SOTERIOLOGIA
QUESTÕES 71-80
71.
A salvação consiste em
a)
libertação de demônios, cura, paz, prosperidade, vitória, alegria, amor,
satisfação, bem estar e prazer indizível.
b)
ajustar o homem com as outras pessoas, pois existe uma falta de harmonia na
sociedade como um todo.
c)
livramento da opressão e exploração das classes fracas pelas poderosas.
d)
libertação mental de prisões idealistas e filosóficas.
e)
restaurar o relacionamento rompido entre Deus e o homem.
__________________________________________
72.
Qual o meio da salvação?
a)
fé.
b)
moral.
c)
obras.
d)
ritos.
e)
sacramentos.
__________________________________________
73.
As principais ideias do calvinismo são representadas pela sigla em inglês
TULIP, três destas ideias são:
a)
Total depravação, Luta contra o pecado e Perdão eterno.
b)
Perseverança, graça irresistível e expiação limitada.
c)
Incapacidade humana, perdão divino e graça resistível.
d)
Livre arbítrio, expiação universal e previsão.
e)
Predestinação, salvação universal e paz.
__________________________________________
74.
Na conversão temos duas ideias básicas e indissolúveis que são:
a)
batismo e ceia.
b)
paz e amor.
c)
arrependimento e fé.
d)
purificação e santificação.
e)
fé e esperança.
__________________________________________
75.
A palavra grega metanoeo significa
literalmente “pensar de forma diferente sobre algo ou mudar de ideia” está
associado ao que conhecemos como
a)
justificação.
b)
santificação.
c)
expiação.
d)
arrependimento.
e)
fé.
__________________________________________
76.
Fé (gr. pistis) no sentido bíblico
significa
a)
acreditar, ter confiança pessoal.
b)
ter esperança.
c)
nutrir bom relacionamento com Cristo.
d)
ter poder para que as coisas aconteçam.
e)
ter atitude mental positiva.
__________________________________________
77.
Jesus disse a Nicodemus: “Se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de
Deus” Jo 3.3. Sobre o que Jesus estava falando?
a)
santificação.
b)
perfeição.
c)
criação.
d)
justificação.
e)
regeneração.
__________________________________________
78.
Baseado na perspectiva bíblica, qual das representações abaixo ilustra
adequadamente a realidade da justificação?
__________________________________________
79.
A perspectiva arminiana da perseverança dos santos afirma
a)
ser possível perder a salvação.
b)
ser impossível perder a salvação.
c)
que a salvação é um misto de certeza e incerteza.
d)
que a salvação não existe, pois Deus já havia determinado na eternidade os
eleitos.
e)
ninguém perseverará, pois está escrito que virá a apostasia nos últimos dias. Então,
Deus usará de misericórdia.
__________________________________________
80.
Se uma pessoa morrer sem Jesus, ela terá ainda alguma chance de salvação?
a)
Sim, dependendo das preces dos que estiverem vivos.
b)
Sim, pois ao final Deus usará de seu amor para salvar a todos.
c)
Sim, pois na reencarnação a pessoa tem nova chance de se salvar.
d)
Não. Absolutamente.
e)
Não, exceto se em vida ela não tiver ouvido falar de Jesus.
__________________________________________
DISCIPLINA: ECLESIOLOGIA
QUESTÕES 81-90
81.
Sobre a Igreja numa perspectiva cristã podemos afirmar que
a)
Igreja é o povo escolhido de Deus.
b)
A Igreja representa para os cristãos o que a sinagoga representou para os
judeus.
c)
Igreja é a reunião de todas as pessoas religiosas.
d)
A palavra grega para Igreja é teleioi.
e)
Ele é um fenômeno sociológico. Naturalmente as pessoas em sociedade tendem a se
reunir e cultuar.
__________________________________________
82.
Na figura da Igreja como corpo. Que parte desse corpo representa a Cristo?
a)
Cabeça.
b)
Braços.
c)
Pés.
d)
Pernas.
e)
Coração.
__________________________________________
83.
Segundo a Bíblia, NÃO podemos
garantir que seja responsabilidade da Igreja
a)
trabalhar em todos os âmbitos da vida da comunidade promovendo até mesmo lazer
e entretenimento.
b)
se esforçar para levar o evangelho a toda criatura.
c)
edificar seus membros por meio da teologia.
d)
a adoração ao Senhor.
e)
praticar atos de amor e compaixão aos descrentes.
__________________________________________
84.
Escolha a frase mais apropriada.
a)
O evangelho é a anunciação de algo bom.
b)
Deus é o evangelho.
c)
O evangelho são os dogmas da igreja.
d)
Todo versículo bíblico está apontando a essência do evangelho.
e)
Evangelizar é pregar.
__________________________________________
85.
A forma de governo congregacional é caracterizada pela
a)
existência de bispos, nos quais reside a autoridade.
b)
existência de um presbitério o qual representa a Igreja.
c)
autonomia e democracia em que a Igreja é independente e governa a si
mesma.
d)
inexistência concreta e visível de governo, pois o Espírito Santo exerce
influência sobre os indivíduos crentes e os dirige diretamente.
e)
existência do pastor, o qual tem autoridade absoluta sobre a Igreja.
__________________________________________
86.
Quem são os receptores dignos do batismo?
a)
Qualquer pessoa.
b)
jovens, pois precisam passar por este rito cedo.
c)
Crianças, pois são puras.
d)
Aqueles que realmente creram na mensagem do evangelho.
e)
Aqueles que crerão na mensagem do evangelho.
__________________________________________
87.
Quais são as ordenanças de Cristo para Igreja?
a)
Vigiar e orar.
b)
Jejuar e orar.
c)
Batismo e celebração.
d)
Ceia e vigília.
e)
Batismo e ceia.
__________________________________________
88.
“A transubstanciação é a doutrina de que quando o sacerdote oficiante consagra
os elementos, ocorre uma verdadeira mudança metafísica. As substâncias do pão e
do vinho – o que de fato são – transformam-se respectivamente na carne e no
sangue de Cristo.” Que religião ainda hoje adota esta concepção?
a)
cristianismo católico.
b)
judaísmo.
c)
islamismo.
d)
cristianismo evangélico.
e)
cristianismo adventista.
__________________________________________
89.
Completando adequadamente a frase abaixo temos que sequência de palavras?
“A
ceia do Senhor é um lembrete da morte de _________e de seu caráter_________em
nosso favor, um símbolo de nossa ligação com o Senhor e um testemunho de
sua______________.”
a)
Moisés; mágico; misericórdia.
b)
Cristo; elucidatório; maestria.
c)
Deus; metafísico; volta.
d)
todos; libertador; sabedoria.
e)
Cristo; sacrificial; segunda vinda.
__________________________________________
90.
Levando em conta a preservação do simbolismo (e do bom senso), quais elementos
podemos utilizar na ceia do Senhor?
a)
pão sem fermento e vinho.
b)
pão e suco de uva.
c)
bolacha e suco.
d)
como se trata apenas de um simbolismo, não importa os elementos. Poderia ser
servido, para variar um pouco, batata frita e coca cola.
e)
como se trata de um símbolo, podemos fazer uma ceia normal, cada irmão trazendo
um “prato” de casa. Assim, seria até melhor, pois o espírito de comunhão seria
trabalhado.
__________________________________________
DISCIPLINA: ESCATOLOGIA
QUESTÕES 91-100
91.
O que afirma a doutrina da segunda vinda de Cristo?
a)
Cristo sendo formado instantaneamente nos corações daqueles que creem.
b)
Cristo vindo espiritualmente e invisivelmente, como o Espírito Santo no
pentecoste, para habitar nos crentes.
c)
Cristo voltando ao mundo visivelmente assim como ele subiu aos céus.
d)
Cristo já retornou e essa vinda foi efetivada no pentecoste pelo Espírito
Santo.
e)
É uma metáfora indicando que aqueles que morrem instantaneamente se encontram
com Cristo, ou seja, para os que morrem, Cristo retornou. __________________________________________
92.
Certo estudioso “X” da bíblica numa ocasião falou: “A ressurreição física não
ocorrerá, afinal, porque ainda precisaremos desses corpos físicos frágeis se já
estaremos espiritualmente com o Senhor?” Sobre essa declaração e a ideia de
ressurreição podemos afirmar que
a)
“X” está certo e a ideia de ressurreição é uma ilustração para o novo “status” que vivenciaremos com o Senhor.
b)
“X” está certo e a ressurreição refere-se apenas a parte espiritual da pessoa.
c)
“X” está errado em partes, pois os crentes ressuscitarão fisicamente, mas os
ímpios realmente não.
d)
“X” está totalmente errado, pois todos ressuscitarão fisicamente.
e)
Não podemos afirmar que “X” esteja certo ou errado, a Bíblia não é clara a esse
respeito.
__________________________________________
93.
O que acontecerá após o Juízo Final?
a)
Todos os ímpios serão destruídos, assim como todo o mal para que não haja mais
sofrimento algum.
b)
Todos alcançarão, finalmente, o perdão de Deus, pois o amor de Deus sobrepujará
a tudo e acabará por salvar a todos.
c)
Os ímpios não irão para o inferno, pois o inferno foi feito para o diabo e seus
“anjos”.
d)
Após o juízo final, cada pessoa passará a experimentar, apenas no âmbito
psicológico (da mente), a realidade do céu (estado de satisfação) ou do inferno
(estado que ainda existe angustias) em suas vidas.
e)
Os justos irão para vida eterna e os ímpios para o castigo eterno.
__________________________________________
94.
O gráfico abaixo ilustra qual concepção milenista?
Fonte: ERICKSON,
Millard J. Introdução à Teologia Sistemática
a)
Pré-milenismo.
b)
Pós-milenismo.
c)
Ex-milenismo.
d)
Amilenismo.
e)
Mesomilenismo.
__________________________________________
95.
O gráfico abaixo ilustra qual concepção tribulacionista?
Fonte: ERICKSON,
Millard J. Introdução à Teologia Sistemática
a)
Pré-tribulacionismo.
b)
Pós-tribulacionismo.
c)
Ex-tribulacionismo.
d)
Atribulacionismo.
e)
Mesotribulacionismo.
__________________________________________
96.
O termo grego bastante usado para a segunda vinda de Cristo é
a)
Parousia.
b)
Kenosis.
c)
Paracleto.
d)
Metanoia.
e)
Pistis.
__________________________________________
97.
Visto que todos os justo são perdoados em Cristo e que o salário do pecado é a
morte, por que os justos ainda morrem?
a)
Porque, apesar da salvação em Cristo, os
homens ainda pecam.
b)
Porque muitos não têm fé suficiente em
Cristo de que podem não passar pela morte e viver eternamente.
c)
Porque mesmo Cristo os perdoando, as
consequências de seus pecados anteriores continuam.
d)
Porque Cristo não perdoou todos os pecados, existem pecados que devem ser
expiados pelas boas obras dos homens.
e)
Porque, apesar da salvação em Cristo, os
justos ainda participam da natureza humana.
__________________________________________
98.
Complete adequadamente a frase: “Após a morte o corpo humano retorna ao pó e a
alma____________”
a)
Morre também.
b)
Dorme.
c)
Retorna a Deus.
d)
Fica na terra para completar sua missão.
e)
Retorna e nasce novamente em outro corpo.
__________________________________________
99.
O que afirma o pensamento da ressurreição instantânea de W. D. Davies? E que
julgamento podemos tecer a esse respeito?
a)
Que a ressurreição será futura, mas quando ocorrer será muito rápida, num
piscar de olhos (instantânea). O ensino é bíblico.
b)
Que a ressurreição ocorre imediatamente após a morte quando o crente recebe o
corpo ressurreto. O ensino não representa a mensagem bíblica.
c)
A ressurreição ocorre no momento da conversão. O ensino é bíblico.
d)
A ressurreição de todos já foi efetivada quando Cristo ressuscitou. O ensino é
bíblico.
e)
A ressurreição ocorrerá somente no âmbito espiritual, pois isso é tão rápida e
imediata. O ensino não é bíblico.
__________________________________________
100.
Que outro nome tem a besta, nas Escrituras?
a)
Balaão.
b)
Serpente.
c)
Anticristo.
d)
Jumento.
e)
Fariseu.
“Ó
profundidade das riquezas,
tanto da sabedoria, como da ciência de Deus!
Quão
insondáveis são os seus juízos,
e quão inescrutáveis os seus caminhos!” Rm
11.33
[1]
As questões estarão baseadas na obra “ERICKSON, Millard J.
Introdução à Teologia Sistemática” as citações diretas e a menção ao “autor”
refere-se ao autor da obra.
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