quarta-feira, 2 de julho de 2014

ACHADO

"Mas nós tínhamos que celebrar a volta deste seu irmão e alegrar-nos, porque ele estava morto e voltou à vida, estava perdido e foi achado" Lucas 15.32

     A Bíblia interpreta a própria Bíblia. Cada texto da Bíblia é como uma árvore que quando arrancada traz em suas raízes outros textos bíblicos, e mais outros, de tal maneira que cada conceito, argumento ou princípio bíblico está harmoniosamente fundamentado numa lógica que integra a Bíblia como um todo coerente.

     Essa parábola do filho pródigo narrada em Lucas está fundamentada em textos do profeta Isaías, na carta de Paulo aos gálatas, nos escritos de João (seu evangelho, suas cartas e o Apocalipse), e outros tantos. Por essa razão, é muito importante perceber a coerência da afirmação "estava perdido e foi achado".

     A Bíblia chama de redenção a experiência de ser encontrado por Deus. Não é o ser humano quem se encontra; ele é encontrado por Deus. Não é o ser humano quem se salva; é Deus quem o salva. A ideia contemporânea da autoajuda é semelhante à tentativa de erguer-se do solo puxando-se pelo cabelo. Você pode puxar seu cabelo quanto quiser, mas jamais conseguirá erguer a si mesmo nem por um centímetro. É necessária uma mão que venha do alto para puxar você do solo.

     Jesus não diz que o filho mais novo se achou ou se encontrou; diz que o filho foi achado. Estava perdido e foi achado, estava morto, mas Deus o trouxe à vida. Por isso é que a Bíblia diz que o Espírito Santo de Deus convence o homem do pecado, da justiça e do juízo; o Espírito Santo de Deus guia a toda verdade; o Espírito Santo de Deus nos faz lembrar as coisas que Jesus ensinou.

     Deus é o grande "buscador" da Bíblia. As três parábolas de Jesus narradas por Lucas ensinam isso. O pastor é quem busca a ovelha perdida. A mulher é quem busca a moeda perdida. E também não é o filho quem volta para o pai. É o pai quem volta para o filho, tão logo o vê na estrada.  O amor de Deus interpela o coração humano sem parar. O filho mais novo está longe, mas lembra-se da casa do pai - é o amor de Deus chamando seu filho de volta para casa. O filho mais velho se recusa a entrar na festa, mas o pai vai a seu encontro. Eis o Deus buscador. 

     Ninguém salva a si mesmo. Se você está buscando a Deus, uma coisa é certa: Deus já encontrou você. A Bíblia diz que amamos a Deus porque ele nos amou primeiro. O primeiro movimento é sempre de Deus.

     Minha oração é esta: "Salva-me, Jesus! Eu não consigo me redimir, não consigo me salvar. Estou perdido e não consigo me encontrar, estou perdido e preciso ser achado". Convido você também a orar assim.

_____

Fonte: KIVITZ, Ed René. Talmidim, o passo a passo de Jesus. p.246.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados, sintam-se a vontade para postar seus comentários.